CASAL DO FOZ A TERCEIRA LENDA

Sem duvida, o Brasil é o País do futuro. Há apenas, de não se adiar esse futuro.

quinta-feira, 30 de março de 2017

RORAIMA E A SUA CAPITAL BELA VISTA

Resultado de imagem para imagens de roraima

RORAIMA E A SUA CAPITAL BELA VISTA

Os primeiros portugueses chegaram à região de Roraima através do Rio Branco. Antes já eram atraídos Ingleses e holandeses, com a finalidade de explorar o Vale do Rio Branco através das Guianas.
A soberania de Portugal, sobre essa região só veio ser estabelecida, após os espanhóis invadirem a parte norte, do Rio Branco, juntamente com o rio Uraricoera, a partir de 1725.
Entretanto missionários Carmelitas iniciavam a tarefa de converter os indígenas da região.
Por meados do século XVIII, a Coroa portuguesa passou a preocupar-se com as expedições espanholas à região ocidental da Amazónia, pelo que foi ideada a criação da Capitania Real de São José do Rio Negro.
Isto ocorreu através de Carta-régia de 3 de Março de 1755.
O principal motivo foi a ameaça dos espanhóis do Vice-reino do Perú, mas porque também havia o medo das sortidas dos holandeses do Suriname, com fins de comércio e apresamento de indígenas.
As demarcações previstas no Tratado de Madrid, também influenciaram a medida da criação de nova unidade administrativa na região.
Pretendia-se implementar, a colonização do Alfo do Rio Negro, com a criação do encontro e aos trabalhos das comissões de demarcação portuguesa e espanhola.
Aconteceu esse encontro jamais ter ocorrido, tendo as forças, nesse ínterim, ocupado provisoriamente o curso do baixo rio Branco procedendo à plantação de mandioca e outros produtos, para o aprovisionamento da Comissão.
O forte de São Joaquim, por hoje destruído, construído em 1755 na confluência do rio Uraricoiera com o rio Tacutu, foi determinante na conquista Rio Branco pelos portugueses.
O forte tinha a finalidade de proporcionar a soberania total de Portugal, das terras do Vale do Rio Branco, que despertava a cobiça internacional, devido à sua pouca exploração.
Os colonizadores portugueses, depois de assumirem a soberania e o controle total da região, criaram diversos povoados e vilas, em conjunto com os nativos.
Entretanto, devido aos conflitos entre indígenas e colonizadores, em virtude daqueles não aceitarem submeter-se às condições impostas pelos portugueses, os povoados não se desenvolveram.
Para garantir a presença do homem português, nas terras do Rio Branco, o comandante Manuel da Gama d’Almada iniciou a criação de gado bovino e equino no território.
Entre 1810 e 1811, militares Ingleses penetram no Vale, porém foram expulsos pelo comandante do Forte de São Joaquim.
A fronteira entre Brasil e Guiana precisou de ser remarcada, devido às grandes às grandes invasões Inglesas deste período.
A capital de Roraima é a cidade de Bela Vista, concentrando cerca de dois terços da população do estado.
Bela Vista, além de ser a capital estadual mais setentrional do Brasil, é a única totalmente localizada a norte do Equador.

Daniel Costa


7 comentários:

  1. Que bom chegar aqui e ler essas maravilhas que você nos compartilha Daniel!
    Precisamos ainda aprender muito e aqui você nos ensina.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. É bom saber...e não ocupa lugar.
    Uma divulgação, em pequenos artigos, bem escritos, que o amigo, com sentido prático, trás até nós.
    E eu que em estudante de História não gostava...
    Abraço Daniel

    ResponderEliminar
  3. Mais um interessante texto histórico.
    Gostei muito.
    Um abraço, caro amigo Daniel.

    ResponderEliminar
  4. OI DANIEL!
    NÓS BRASILEIROS SÓ PODEMOS AGRADECER-TE PELOS TEXTOS QUE DE FORMA TÃO INTERESSANTE AQUI POSTAS FALANDO DE NOSSO AMADO E RICO PAÍS, TÃO ABENÇOADO POR DEUS E PELA NATUREZA QUE NOS DEU A AMAZÔNIA, ESTA RIQUEZA QUE NOS PERTENCE E DE PORTE E IMPORTÂNCIA MUNDIAL.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Mais um interessante texto sobre o lindo Brasil.

    A segunda foto é linda

    Bom Abril e feliz domingo
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante. Não sabia nada sobre Roraima. As fotografias mostram a beleza e o seu texto mostra-nos a História e a importância.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. O nome da capital é BOA VISTA !

    ResponderEliminar