CASAL DO FOZ A TERCEIRA LENDA

Sem duvida, o Brasil é o País do futuro. Há apenas, de não se adiar esse futuro.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CENTRO HISTÓRICO E CULTURAL DE JOÃO PESSOA



CENTRO HISTÓRICO E CULTURAL DE JOÃO PESSOA
João Pessoa, por ter sido a terceira cidade, capital de Estado, do Brasil, encerra muita história da colonização. Em virtude da qual a Paraíba de que é capital, foi reconhecida como Património Nacional do Brasil.
O Centro Histórico de João Pessoa, no dia 6 de Dezembro de 2007, foi inscrito nos Livros do Tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Foram “tombados” 37 hectares de área e estimadas cerca de 700 edificações, além de ruas praças e parques históricos que integram esse conjunto.
Estes compreendem a maior parte dos bairros do Varadouro e do Centro da cidade.
As suas edificações compõem um cenário de diferentes estilos e épocas, cheios de Sobrados, Praças, Casarios Senhoriais e Igrejas Seculares, relatando as diversas fases da história local.
Ao mesmo tempo é um dos mais importantes sítios históricos do Brasil.
Teodósio de Mello, ao escolher a cidade de João Pessoa, como sede - cenário da sua investigação sobre a descoberta do grande território, a que hoje se dá o nome de Brasil, deveu-se ao que muito investigara.
Face ao que acaba de ser dito, por lhe parecer significativo, devido ao fato da missionação por ordens religiosas, que sempre acompanhavam os navegadores.
Logo em 1500 Pedro Álvares Cabral, foi acompanhado de missionários Franciscanos, um dos quais, Henrique de Coimbra que, como já vimos, celebrou a primeira missa em terras de Vera Cruz.
A área delimitada é representada por bens, bem como o barroco, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; rococó, Igreja de Nossa Senhora do Carmo; estilo maneirista, Igreja da Misericórdia. Todas do século XVII, da arquitectura colonial ecléctica. Do casario civil, além do art-noveau  e art-deco das décadas de 20 e 30,  predominantes na Praça Antenor Navarro e no antigo Hotel Globo, o primeiro da cidade, tudo transformado em centro cultural.
Em meio a casarões coloniais e edificações, um destacado conjunto arquitectónico com características do barroco, como a igreja de São Francisco e o Convento de Santo António, que os frades franciscanos administravam no passado. A igreja de São Francisco possui adro com azulejos portugueses, representando as estações da Paixão de Cristo. À esquerda, a Capela Dourada, com a imagem de Santo António e talhas revestidas de ouro.
No pátio externo, está um cruzeiro imenso de pedra calcária, considerado o maior monumento da América Latina.
Na Praça João Pessoa, pode ser encontrado o edifício da Assembleia Legislativa em arquitectura moderna, a contrastar com a antiguidade do Palácio da Redenção, sede do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça.
Na praça está também, situado o prédio da antiga Faculdade de Direito, local de muitos acontecimentos históricos e políticos, destacados pela beleza da sua arquitectura.
Na Praça Pedro Américo temos o Teatro Santa Roza, cuja inauguração é de 1889, em estilo barroco, fachada greco-romana. Sendo um dos teatros mais antigos do Brasil.
Toda esta estética histórica, mais a pessoana descendente de India, Samira, sua excelsa namorada, estavam a contribuir para que Teodósio Mello bendissesse a hora em que escolheu João Pessoa, para morar, já que toda a Paraíba era cheia de motivos da saga colonial, o que afinal desejava investigar.
Em suma, João Pessoa é o cento económico e financeiro de estado da Paraíba e a oitava cidade mais populosa da Região do Nordeste.
A cidade com os onze municípios que a compõem, tem uma população de cerca de 2.500.000 habitantes.
É também conhecida como Portas do Sol, devido estar localizado nela a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro.
Fundada em 1585 com o nome de “Nossa Senhora das Neves” é a terceira de capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada como cidade.
Durante a Conferência das Nações Unidas, sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de “segunda capital mais verde do mundo”.
No dia 5 de Agosto de 1585, os colonizadores portugueses fundaram a “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, em homenagem ao orago do dia, numa colina nas margens rio Sanhauá, afluente do rio Paraíba.
Em 1985 o nome, primeiramente escolhido, passou a Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao Filipe II de Espanha, I de Portugal, em que a Coroa Portuguesa foi incorporada à Coroa Espanhola.
1634, Friedericksat, ou Frederica em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique de Nassau, durante 20 anos de ocupação holandesa no nordeste brasileiro.
1654, Cidade da Parahyba, ao ser iniciado o período da restauração, após a expulsão dos holandeses.
1930, finalmente, João Pessoa, numa homenagem ao político, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, paraibano de Umbuzeiro e então presidente do Estado da Paraíba, assassinado na cidade de Recife em Julho de 1930. A Assembleia Estadual aprovou a mudança de nome da capital em 4 de Setembro de 1930.
Daniel Costa

12 comentários:

  1. Muito bom o seu post, Daniel. Fiquei sabendo de fatos que desconhecia por completo.
    Boa sorte com o blog.
    Beijo*

    ResponderEliminar
  2. Nunca saí do estado de São Paulo, e pelo que me conta é notória a influencia portuguesa em João Pessoa.Gostei de saber dos detalhes.

    Obrigada pela visita.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Gostei!!!!!!!!!! Abençoado final de semana!!!!!!!!! Abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá Daniel,não conheço João Pessoa,mas minha filha e meu genro conhecem e dizem ser uma cidade maravilhosa.
    Adorei ler todo esse relato que você faz e com isso aprendi um pouco mais sobre a capital da Paraíba.
    Bjs,obrigada pela visita e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  5. Oi Daniel!
    Vim conhecer teu blog, e gostei muito desta tua descrição. Muito interessante. Não sabia destes outros nomes que foram dados a este lindo lugar!
    Te agradeço a visita em meu blog, e bom fim de semana!
    Mariangela

    ResponderEliminar
  6. Oi Daniel!
    Vim conhecer teu blog, e gostei muito desta tua descrição. Muito interessante. Não sabia destes outros nomes que foram dados a este lindo lugar!
    Te agradeço a visita em meu blog, e bom fim de semana!
    Mariangela

    ResponderEliminar
  7. Que linda postagem sobre João Pessoa, nossa, meu amigo, gostas do Brasil, acho que logo virá morar por aqui, senti o carinho que tens e isso é contagiante!
    Amei conhecer esse seu belo blogue, aos poucos virei ler as postagens!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante toda esta informação, que agradeço

    Bom fevereiro

    ResponderEliminar
  9. Olá, Daniel, obrigada pelo convite...
    João Pessoa era só um nome; fiquei a saber um pouco mais.
    Obrigada pela partilha.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  10. Caro Daniel,
    Estou fazendo a minha primeira visita ao BRASIL - O SORRISO DE DEUS. No momento estou ouvindo, no YouTube que você postou: "João Pessoa Patrimônio Cultural Nacional"; aqui estou conhecendo melhor essa cidade, pela excelência de sua qualidade desse filme. Depois vou ler o seu texto: CENTRO HISTÓRICO E CULTURAL DE JOÃO PESSOA; pretendo comentá-lo na próxima visita que farei a este blog, muito em breve, pois, pelo que vejo, é aqui que vou relembrar algumas coisas e conhecer outras do Brasil.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  11. Oi, Daniel, adoro a arquitetura do nordeste brasileiro! Gostei do vídeo e de sua narrativa. Acho que ganhamos um conhecedor das belezas e da história do nordeste...Acho lindo João Pessoa. Uma cultura diferente da nossa daqui do sul do Brasil. Um país desse tamanho tem suas peculiaridades. São diferenças que enriquecem o Brasil.
    Beijo pra você.

    ResponderEliminar
  12. OI DANIEL!
    LENDO MAIS UM POUCO SOBRE O BRASIL, RELEMBRANDO UM POUCO E APRENDENDO MUITO.
    ABRÇS

    http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

    ResponderEliminar