CASAL DO FOZ A TERCEIRA LENDA

Sem duvida, o Brasil é o País do futuro. Há apenas, de não se adiar esse futuro.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SALVADOR DA BAÍA


SALVADOR  DA  BAHIA

Teodósio de Mello já gostava deveras da cidade de João Pessoa, sobretudo daquela faixa marítima, que incluía Tambaú, onde ficou a morar.

Assim como Samira tinha o condão de o fazer viver um verdadeiro idílio, uma paixão, para o que muito estaria a contribuir o clima tropical ameno que se faz sentir ali.

Naturalmente o que já teria atraído, bastantes expedições, de Portugal desde o século XVI.

No entanto, não esquecia o objectivo de continuar as suas pesquisas, sobre a aculturação portuguesa que o ano de 1500 originou.

Foi assim que, se fazendo acompanhar de Samira, se encontrou em Salvador da Bahia, a cidade que foi a primeira capital do Brasil.

Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, por Tomé de Sousa, em 1549 a mando de D. João III, rei de Portugal, o que seria a capital do extenso Brasil, por 214 anos.

Foi na Bahia de que, Salvador  foi capital, onde aportou Pedro Álvares Cabral, entre o que se denomina na actualidade, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro em 1500.

A primeira capital do Brasil colonial, Salvador é notável pela sua gastronomia, música e arquitectura. A influência africana, em muitos aspectos culturais, tornam a cidade o centro da cultura afro-brasileira.

O Centro Histórico da cidade, de que o seu pelourinho é ícone, reconhecido pela sua arquitectura colonial portuguesa, com monumentos históricos do século XVII até ao início ao século XIX.

Tendo sido declarado Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985, Salvador candidatou-se a ser uma das cidades a integrarem a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

O Centro Histórico de Salvador (CHS), compreende a área histórica da cidade, capital do estado da Bahia, que por ruas e monumentos arquitectónicos da época do Brasil Colónia.

Sendo a área mais antiga da cidade, entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, ela compreende várias ruas, becos e ladeiras, torneando a Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Caminho de São Francisco, Largo do Pelourinho, Largo de Santo António e Largo do Boqueirão, um local bastante turístico com museus, teatros igrejas, apresentações musicais e comércio de lembranças.

Abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar. A via principal de acesso é a Rua do Chile, que se inicia na Praça Castro Alves termina na Sé.

Temos assim o maior conjunto arquitectónico do período colonial da América Latina.

Foi também o primeiro mercado de escravos do continente, que chegavam para trabalhar nas plantações do açúcar.

Entre 1938 e 1945 o Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promoveu o tombamento de vários monumentos a património nacional, o que não foi suficiente para impedir a sua degradação.

Isso se veio a acentuar, principalmente, depois de 1960, quando o local perdeu importância para novas áreas de expansão urbana.

Só em 1984 o IPHAN promoveu o tombamento de uma área, de 80 hectares, necessária para que a UNESCO, declarasse o sítio Património Mundial em 1985.

Desde então o local passou por vários processos de restauração e revitalização, tendente à preservação da área histórica da cidade.

Com cerca de 2,9 milhões de habitantes Salvador é o município mais populoso do Nordeste e o terceiro do Brasil. O oitavo da América Latina, só superado por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago.

A sua região metropolitana, mais propriamente, Grande Salvador, é o terceiro município mais populoso do Brasil, ficando somente atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo mesmo o mais populoso do Nordeste do país.

Salvador possui ainda o maior colégio eleitoral brasileiro.

A cidade é o centro da cultura afro-brasileira, onde a maior parte da população é negra ou parda, assim; cerca de metade da população é parda (genes multirraciais); cerca de um quarto é negra; Cerca de um terço branca e a restante asiática e ameríndia.

Salvador é ainda a cidade no mundo, com maior número de descentes africanos.

A capital Federal da Bahia tem 365 igrejas católicas, resultado da muita devoção religiosa dos colonizadores.

Na ocasião da celebração dos 450 anos o historiador, antropólogo e sociólogo Cid Teixeira, fez a comparação o empreendimento da construção da primeira capital do Brasil no século XVI, com a construção de Brasília no século XX.

As duas cidades surgiram de uma decisão política, de ocupação de território, cada uma a seu tempo apresentaram inovações urbanísticas.

Pelo porto, a cidade ficou articulada com o mundo, assim Salvador, foi desde o primeiro instante cosmopolita.

Não se tratou de um povoado que foi crescendo. A cidade já surge estruturada, não vinha de um passado, mas já visava um projeto de futuro. O futuro do imenso Brasil analisa o historiador, sociólogo e antropólogo António Risério.

A cidade seguiu o modelo de urbanização das várias cidades costeiras portuguesas, incorporando as características do meio físico ao desenho urbano. A escolha de sítios elevados para a implantação de núcleos defensivos; com a estruturação da cidade em dois níveis, a cidade alta institucional e política e a cidade baixa portuária onde se desenvolveram

Actividades marítimas e comerciais.

 

Daniel Costa

 

 

 

11 comentários:

  1. Se voltar ao Brasil quero ver esta cidade, que comecei a conhecer através dos livros de Jorge Amado.

    Abraço grato pela excelente explicação

    ResponderEliminar
  2. Daniel,não conheço o Estado da Bahia,mas sei de todas essas maravilhas que ela tem e que muito nos orgulha para nós brasileiros por ter sido o local escolhido por Pedro Álvares Cabral aportar.
    Obrigada por nos premiar com todos esses ensinamentos.
    Um dia irei conhecê-la se Deus assim me permitir.
    Parabéns pelo belo texto.
    Bjs,obrigada pela visita e um ótimo dia.
    Carmen Lúcia.


    ResponderEliminar
  3. Daniel, como sempre tenho que te parabenizar! Linda escolha.Salvador é linda e eu adooooooro todo pedacinho da Bahia que conheço! Muito legal mesmo e imperdível pra quem não a conhece! abração,chica

    ResponderEliminar
  4. Adoro a Bahia, lugar mágico regado de cultura.

    Já to seguindo aqui =)

    ResponderEliminar
  5. Como sempre vc me encanta com a sua vasta cultura e com os seus excelente posts. (Não conheço a Bahia!).
    Beijo*

    ResponderEliminar
  6. Muito boa esta informação sobre Salvador da Bahia. Muito obrigada por esta lição da nossa História. Passarei aqui outras vezes.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Daniel, que beleza! Já havia lido no face sua postagem sobre o encontro de Teodósio de Mello com Samira, encantador, mas não sabia que estava dando continuidade a esse trabalho de pesquisa, tão rico! Li suas publicações anteriores e fiquei impressionada com as informações nelas contidas, com a profundidade da história e dos detalhes que essas partes do Brasil apresentam, ignoradas por muitos.
    Gosto de Salvador e vou várias vezes para aqueles lados (rss). Você foi tão abrangente em sua explanação que só me resta parabenizá-lo. Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Olá,Daniel boa noite,
    costumava ir muito à Salvador, sempre me senti identificado com o clima baiano, a gastronomia, música e arquitetura e seus muitos aspectos culturais, e, apesar de nunca ter morado , sinto-me em casa, sempre, quando volto à nossa primeira capital do Brasil colonial. Sempre "torço", mesmo de longe , pela preservação da área histórica da cidade,que sempre fará parte da história do Brasil...
    Agradeço pela visita,abraços!

    ResponderEliminar
  11. Daniel, que postagem rica! A segunda foto que você postou, é a mais linda que conheço dessa ladeira. Uma aula sobre a bela Bahia!
    bjus!

    ResponderEliminar